Pesadelo surrealista

wa0i3a

Aposto que o Salvador Dali ia adorar esta tecnologia que a Adobe está a desenvolver.

Trata-se de um software que permite criar bases de dados de imagens e mistura-las de forma a obter ambientes 3D. Até aqui nada de novo.

O que torna este Infinite Images tão interessante é que essa mistura de imagens é infinita, ou seja, conforme se navega pelos ambientes 3D gerados por esta tecnologia encontra-se sempre “paisagens” novas.

A parte do “pesadelo surrealista” prende-se com o facto de ser possível tornar todo o universo gerado, aleatório: olhe-se para a direita e vê-se uma coisa. Olhe-se outra vez e já se vê outra. Tente-se regressar ao inicio da simulação e descobre-se que o caminho percorrido anteriormente desapareceu. É tudo diferente e novo.

Pesadelo surrealista indeed.

Vejam o exemplo aos 3 minutos e 15 segundos.

Agora imaginem este conceito aplicado aos videojogos, especialmente aos MMORPGS…

2 thoughts on “Pesadelo surrealista

  1. Não deixa de ser interessante, mas também disfuncional. Duvido imenso que isto seja aplicável a um videojogo convencional, porque elimina uma série de factores, desde o backtracking à desorientação proporcionada. Um videojogo, bom ou mau, tem que ter sempre uma direcção. Para a frente, para trás; direcções paralelas com a ramificação de acontecimentos e diálogos, mas geralmente tem uma direcção, o que seria impossível com esta mecânica.

    Não digo que nao se possa fazer uma experiência interactiva interessante, mas nunca chegará a ser um videojogo, ou seja, uma experiência interactiva, mas com objectivos.

  2. Tens razão, esta tecnologia dificilmente poderá ser utilizada em jogos convencionais. Mas isto é coisa de futuro, e no futuro poderão ser criados conceitos que se adaptem à tecnologia. Imagina um jogo tipo wipeout, onde em vez de andares às voltas numa pista, seguisses sempre em frente por caminhos sempre diferentes. Era cool para o jogador e ao mesmo tempo popa imenso tempo de programação aos devs hehe

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s